terça-feira, 14 de julho de 2015

Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes







Título: Como Eu Era Antes de Você
página: 320
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrinseca



Sinopse:
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.


Resenha:
Como escrever sobre Lou? Tão fácil de nos identificar com a sua rotina, com a sua personalidade. Louisa Clark é uma mulher de 26 anos, que não tem sonhos, ambição alguma, vive com a família, a mãe cuida do avó de Lou,pois sofreu um AVC, e por isso ela não trabalha, o pai (que eu ri litros), a irmã Katrina que é mãe do pequeno Thomas - ele adora chamar os outros de veado e a irmã é o modelo de perfeição da família, apesar de ter engravidado cedo demais, sempre teve privilégios se comparada com Lou. Na casa onde vivem, Lou dorme no quartinho sem janelas e trabalha em um café em que, segundo Frank, dono do lugar, ela é a alegria do lugar. Mas após trabalhar 6 anos no The Buttered Bun, o café fecha e Lou sente como se perdesse o chão, principalmente que além de adorar o trabalho, ela era uma das responsáveis pela renda familiar. E seu namorado Patrick? bom esse é um verdadeiro otário! vive só para a perfeição do próprio corpo, nem liga para Lou.

Até que Louisa consegue, depois de muitos empregos frustrados, um emprego de cuidadora de um tetraplégico chamado William Traynor. Will.
Sim, ele é extremamente ignorante, ácido, mal-humorado... e como Louisa é pressionada o tempo todo a continuar no serviço devido ao excelente salário, ela começa a tentar ignorar a presença dele com os afazeres domésticos, mas Will é realmente chato e começa a pegar no pé da moça de tal maneira, sabe quando você sofre perseguição no trabalho? então era terrível que em determinado momento ela diz:

"Você não precisa se comportar como um babaca" - ela desabafa.

Mas a partir disso, Will e Lou começam a se dar muito bem, no livro dá a entender que ele não aguentava sempre ser tratado de forma diferente e Lou, com o tempo, vai conquistando um espaço não só de cuidadora, mas também de sua amiga. Louisa não tinha experiência na profissão de cuidadora, mas com o tempo vai se acostumando as necessidades especiais de Will. De modo que até o namorado sem noção dela, começa a ficar com ciúmes dessa relação dos dois.
Mas a vida de Will é muito difícil, são muitos os problemas de saúde devido a sua tetraplegia e sua vida é ainda mais frágil do que a de um idoso de 70 anos. Ele realmente sofre muito em toda a história, mas Lou sempre está lá para alegrar e dar a força que ele precisa, pois os familiares do rapaz são um tanto ausentes, como se não quisessem presenciar a dor de seu filho ou suportar as grosserias dele. 

Lou fica sabendo dos planos de Will, e de sua família (que a contra gosto, cederam ao insistente pedido dele) o suicídio assistido. Sim, Will não aguenta mais viver daquele jeito, pois além do constante sofrimento, ele era um homem ativo, sempre escalando montanhas, viajando, famoso entre as mulheres... ele estava decidido. Lou decide então lutar contra o tempo, pois a data do suicídio estava marcada para 6 meses depois, e tentar convencê-lo de que a vida vale a pena ser vivida.

E é claro que a amizade, aos poucos se torna amor...  Mas esse amor será suficiente para fazer Will voltar atrás na sua decisão?

"Às vezes, Clark, você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama". - Will diz à Lou Clark.

Com um final surpreendente, e com uma história emocionante, envolvente e que nos prende até o fim, Como eu era antes de você ganhou no meu coração o topo dos melhores livros que já li. Super recomendo!

É isso aí gente! Fiquem ligados que em breve teremos novidades!

Grande beijo.

Att.,

** Pathy**

6 comentários:

  1. Nossa amiga, que história! Ela me lembrou muito um filme que já vi na televisão, porém não me recordo o nome, mas falava sobre um homem que já se sentia inútil para se manter vivo até que conhece o verdadeiro amor através da sua cuidadora.
    Fiquei com muita, muita, muita, vontade de ler!!!!!!!!
    Parabéns pela resenha, como sempre muito bem escrita!! Bjss <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga, fico muito feliz em saber que gostou!
      Eu também tive essa impressão, de ter assistido um filme com a história muito parecida, quando iniciei a leitura... não me recordo o nome.
      É um excelente livro, espero que goste!

      Beijos! =*

      Att.,

      Pathy

      Excluir
  2. Que história mais linda e emocionante! Isto dava um filme perfeito :)
    Muito obrigado pela sugestão, já vai para a minha lista de espera.

    ResponderExcluir
  3. Ah e parabéns pela resenha, deu imensa vontade de ler por causa dela! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu fico feliz em saber que gostou da resenha! Muito obrigada!
      O filme baseado no livro será lançado, provavelmente, no início do ano que vem... estou mega ansiosa, e espero que eles sejam fieis ao livro, pois é muito emocionante!
      Mesmo assim, super recomendo ler o livro... acho que os livros tem esse poder sobre nós, nos transportam para a cena e as vezes, nos fazem viver as experiências dos personagens, por conta dos detalhes...
      Muuito obrigada pela sua visita e comentário!

      Att.,

      Pathy

      Excluir
  4. "Como eu era antes de você" vai sempre ter um lugarzinho especial na minha prateleira. Foi o primeiro livro da Jojo Moyes que eu li e continua até hoje sendo uma das minha leituras favoritas.
    Uma história maravilhosa e espero ansiosa para a adaptação e se for bom como o livro não sei nem como vou conseguir sair de dentro da sala do cinema.
    Adorei a resenha.
    Bjs

    Talita
    umlivroeu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir